Dicionário Enrolado

Coque abacaxi: É o jeito de dormir mais amado pelas cacheadas. Para não desfazer os cachos ou ficar com muito frizz depois do atrito do cabelo com o travesseiro – devido aos movimentos que realizamos de noite e nem percebemos – fazemos esse coque maravilhoso, que na verdade é um rabo de cavalo. Para fazê-lo basta jogar a cabeça para frente e ficar com ela para baixo. Prenda o cabelo em um rabo de cavalo bem no topo da cabeça. O indicado é usar um prendedor bom que não marque o cabelo. Pode ser aqueles feitos de meia calça, aqueles que formam uma molinha ou o que você preferir. Gosto da técnica, pois além de garantir um day after perfeito ela ainda ajuda a subir a raiz e deixar o cabelo com um volume bonito.

Cronograma capilar: Nada mais é do que de fato um cronograma, uma agenda na qual você realiza três tratamentos diferentes no cabelo, seguindo uma determinada ordem e de acordo com as necessidades e danos do mesmo. São feitos para repor os nutrientes que o cabelo danificado perdeu por inúmeros fatores como realização de procedimentos químicos tais como descoloração e tintura; uso de chapinha e secador; água quente do chuveiro; ar condicionado e tantos outros que podem danificar as madeixas.

Os tratamentos que se intercalam são:

– Hidratação: Ela é usada basicamente para repor a umidade do cabelo. Geralmente ajuda quando os fios estão sem brilho, armados e ressecados.

-Nutrição: Ela repõe os lipídeos do cabelo. Os cremes desse tratamento geralmente são à base de óleos ou pode ser feito uma umectação no cabelo (que equivale à nutrição). Recomenda-se quando o cabelo está com aspecto desalinhado, poroso e repleto de frizz que tanto odiamos.

-Reconstrução: Usada para repor as proteínas do cabelo. Não pode ser feita muitas veze já que queratina em excesso pode prejudicar o cabelo ao invés de melhorar o aspecto do mesmo. Usada em madeixas repletas de pontas duplas, com aspecto elástico, fino e quebradiço.

Day after: Você já deve ter visto a expressão em muitos grupos de cacheadas e ficado se perguntando: “Mas o que diabos é isso?” Pois bem, nada mais é do que a própria tradução nos diz: Dia seguinte, dia depois. Mas depois do que? Simples, é o dia seguinte ao dia que você lava a juba e realiza todos os procedimentos de definição que costuma realizar. Um bom creme e uma boa finalização geralmente garantem 2, 3 days afters com o cabelo ainda bonito e com aspecto saudável e definido.

Dedoliss: Lembra um pouco a fitagem, porém, ao invés de separar o cabelo em fitinhas com o uso do pente, após passar o creme, pegamos pequenas mechinhas de cabelo e com o dedo enrolamos uma por uma. O efeito depois de seco é de um cabelo com babyliss de tão cacheadinho.

Fitagem: Outro método para finalizar. Excelente para definição dos cabelos, eu mesma uso e abuso da fitagem. Para fazer basta um pente. Nela, após passar o creme de costume, passamos o pente no cabelo formando várias “fitinhas”. Depois disso é só amassar o cabelo (bastante) e esperar secar. Ou fazer um plopping depois, secar com difusor, enfim, fazer o que preferir.

Low poo: Técnica na qual se evita o uso de shampoos contendo sulfatos já que estes agridem o cabelo e retiram do mesmo a oleosidade natural, deixando muitas vezes os fios ressecados. Na técnica é recomendado o uso de sulfatos leves que não agridem a fibra capilar, geralmente esses produtos fazem menos espuma quando aplicados nos cabelos. Também pode-se fazer uso de shampoos com sulfato apenas a cada 15 dias, ou seja, evitar ao máximo o uso de produtos com esse componente.

Na técnica também é recomendado o não uso de produtos que contenham em sua fórmula petrolados. Os componentes a serem evitados são: parafina líquida (paraffinum liquidum), óleo mineral (mineral oil) e vaselina, já que estes quando usados em excesso deixam o cabelo pesado e criam uma barreira para a absorção de outras substâncias muitas vezes benéficas.

No Poo: É uma técnica semelhante ao low poo, porém nesta elimina-se completamente o uso de shampoos mesmo que estes contenham sulfatos leves e devido a isso também se faz necessária a eliminação de produtos contendo silicones insolúveis já que estes só são retirados dos cabelos com uso de sulfatos.

Para a lavagem do cabelo usa-se a técnica do co-wash que consiste em lavar os cabelos com condicionadores sem silicones insolúveis ou então o uso de receitas caseiras para lavagem.

Ploppling: Uma das técnicas realizadas pelas cacheadas e onduladas para ajudar na definição dos cabelos e também para evitar o frizz. Para realizá-la é necessário uma camiseta velha de algodão ou mesmo algum pedaço desse tecido.

Com os cabelos úmidos e após finalizar como de costume, coloque a camiseta em alguma superfície plana. Depois disso, jogue todo o cabelo para frente e encoste a cabeça no meio dessa camiseta. Enrole os lados do tecido e deixe a cabeça envolta por um “tipo de turbante” por uma média de 20 a 40 minutos. O segredo é ir se acostumando com a técnica e observar o resultado obtido dependendo do tempo deixado. Outra dica é passar um pouquinho mais de creme finalizador, já que a toalha absorve tanto a umidade do cabelo quanto também o creme.

Anúncios

5 comentários sobre “Dicionário Enrolado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s