UMECTAÇÃO: Um Segredo Milagroso

UMECTAÇÃO: Um Segredo Milagroso

meio enrolada umectação

Gente, desculpa a demora, mas como vocês sabem sou Meio Enrolada e estou cheia de trabalhos pra fazer e acabei me atrasando aqui. (Sorry! My fault!)

Enfim, eu ia fazer um post completamente diferente, porém as fotos ficaram péssimas, e pra não deixá-las sem conteúdo, estou eu aqui pra falar que ACREDITO EM MILAGRES hahaha. Sim, enroladas, umectação é vida ❤ umectação é milagre.

 Mas o que seria esse milagre? É de comer? De beber? Uma porção da bruxa, talvez?

Vamos desde o inicio… Umectação é derivada de umectar, que seria o mesmo que umedecer. Mas esse processo de umedecer as madeixas é feito com óleos vegetais que trazem múltiplos benefícios tanto ao cabelo quanto ao nosso organismo (sim, os indianos usam pra outros fins que não os cabelinhos.)

meio enrolada umectaçãomeio enrolada umectação

Na Índia, essa é uma tradição milenar passada de geração em geração. Lá é conhecida como Método de Champi, que consiste em uma massagem profunda e relaxante utilizando óleos vegetais batizados com ervas cada qual para um tipo de benefício. Em geral, ela é boa para pessoas com problemas de queda de cabelo, fios brancos, dor de cabeça, distúrbios mentais, insônia e estresse. Mas também pode auxiliar no alívio de casos mais sérios como: paralisia, poliomielite, problemas de pressão arterial, doenças do sistema nervoso, perda de memória, problemas no couro cabeludo, fadiga mental, foco, equilíbrio das emoções, edemas, olheiras, microcirculação sanguínea, oxigenação das células.

meio enrolada umectaçãomeio enrolada umectação

De acordo com um vídeo da Flavia Simas  as indianas não usam só uma ou duas vezes no mês, mas todas as vezes que lavam o cabelo como se fosse um pré shampoo.

Está bem, Mari, entendemos o que é… Mas como fazer e o resultado?

Então enroladas, pra fazer o verdadeiro Champi, precisamos de um clima tranquilo com uma música relaxante e tals… Mas às vezes precisamos ser práticas e rápidas, então vamos ao básico que é aquecer o óleo vegetal (na vai fritar nada, só aquecer um pouco em banho Maria), se você estiver precisando tratar algo específico, procure uma erva que traga o benefício que você deseja e coloque junto pra aquecer. Depois de aquecido você vai fazer uma massagem bem relaxante no seu couro com o óleo (importante massagear bem o couro, porque o óleo vai tratar de dentro pra fora basicamente) o excesso de óleo você vai puxar até as pontas. Quando acabar esse processo, espere o tempo que puder com o óleo no cabelo (tem gente que fica 30 minutos, mas tem gente que dorme com ele, então vai de acordo com seu tempo). Para retirar o óleo, eu aconselho fazer co-wash (principalmente se for o de rícino, porque ele é tão grosso que o shampoo não retira ele direito e deixa o cabelo com aspecto estranho, então acredite passe um creme de co-wash antes do shampoo, pelo menos), se você achar que o co wash não vai limpar seu cabelo direito (o que não é verdade), usa um pouco de shampoo somente na raiz do cabelo.

Day after umectação com azeite <3
Day after umectação com azeite ❤
umectação com óleo de rícino e azeite. Super volume e ótima definição!
umectação com óleo de rícino e azeite. Super volume e ótima definição!

O resultado no meu cabelo foi o melhor possível: ajudou no crescimento, na regulação da oleosidade, na definição (sério, meus melhores Day after são os da umectação) e um ótimo resultado para os frizz. Os óleos que eu mais amo são o azeite de oliva e o de rícino. O óleo de coco eu achei que meu cabelo ficou bem definido, mas diminuiu muito o volume, então não é meu favorito.

Day after da Umectação com óleo de coco. Cabelos definidos e com pouco volume.
Day after da Umectação com óleo de coco. Cabelos definidos e com pouco volume.
Day after da umectação com azeite.
Day after da umectação com azeite.

Migs, meu cabelo é oleoso e eu vou tratar com óleo? Comassim, vou virar um big churros enxarcado de óleo?!

Não Bae, o óleo não vai te deixar oleosa se você retirar corretamente (não quer dizer que precise de litros de shampoo). Além do que o couro absorve grande parte, então não se preocupe. Na verdade é justamente o contrário, porque as vezes seu couro produz muito óleo justamente porque seu cabelo está sofrendo efeito rebote por falta de nutrição.

A minha dica é testar até achar seu óleo dos sonhos, todavia lembre que deve ser óleo puro vegetal, sem químicas ou petrolatos.

Espero que tenham gostado. Sei que ficou bem longo, mas tentei ser bem direta! Comenta aqui o que achou, sua opinião é super importante pra gente melhorar cada vez mais o blog.

15 comentários sobre “UMECTAÇÃO: Um Segredo Milagroso

      1. na verdade ele é poroso desde a minha infancia. Já cortei quase Joãozinho e deixeir crescer virgem algumas vezes – o que era sempre virar um Poodle. Evito quimicas fortes d+ ou que tenham formol – é mais uma selagem que progressiva propriamente. Não acho que meu rosto combine com o liso escorrido. Gosto da opçao de poder deixar secar natural com meus cachos ou fazer uma escova sem sofrer d+. O rosto de quem tem cachos pede volume para fazer a moldura.

        Curtido por 1 pessoa

  1. Testa fazer a umectação mesmo. Tenho certeza que irá ajudar em grande parte dos seu problema. Beba bastante água, isso também ajuda o cabelo a se manter hidratado. Consulte um médico, quem sabe ele não te passe algum tipo de vitamina pra ajudar nessa porosidade.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Comecei a fazer a massagem com – mas com o óleo de uva, estou na terceira lavagem do meu cabelo e estou adorando. Uma coisa que não tinha levado a sério é o benefício quanto a dor de cabeça, sofro de enxaqueca cronica e realmente ajuda – se não estiver no auge da crise.
    Vou complentar um mês usando o óleo e colocar os resultados lá no eu blog.

    Curtir

  3. Super legal seu blog! Adoro cabelos enrolados, apesar de tê-lo lisinho lisinho hahaha!
    Boas dicas pra indicar pras amigas de cabelos enrolados 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

