Como Está Sendo a Minha Temida Transição Capilar Ondulada?

Como Está Sendo a Minha Temida Transição Capilar Ondulada?

Conversando com algumas meninas sobre o cabelo ondulado, elas me pediram muito para contar como está sendo minha transição, o que estou fazendo e quais são os melhores truques para sobreviver a tão temida fase capilar. Então vou contar um pouquinho da minha história.

Criança, bem onduladinho.
Criança, bem onduladinho.

Quando eu era criança simplesmente adorava meu cabelo, ele tão diferente de todas as minhas amiguinhas.

Quando entrei na puberdade, a história de amor acabou. Meu cabelo ficou extremamente seco, volumoso, cheio de frizz, vivia penteado ele seco para deixar ele liso. Eu comecei a odiar meu cabelo e não fazia a menor ideia de como cuidar dele, afinal nem sabia o que era ele, nem era

Nos primeiros anos de alisamento.
Nos primeiros anos de alisamento.

liso, muito menos cacheado, nenhum cuidado dava certo, até finalmente aparecer uma solução considerada maravilhosa, por todos, inclusive por mim – o relaxamento.

Os dois primeiros anos de cabelo alisado foram absolutamente maravilhosos, cabelos macios, liso e com o único trabalho de ir ao salão a cada seis meses, eu não podia ter uma vida capilar melhor. Só que teve o momento que meu cabelo saturou, no dia seguinte a aplicação da química, ele ficou com as pontas extremamente desgastadas secas e quebradas, ainda fiz mais um alisamento para garantir que não era disso e mais uma vez as pontas não aguentaram.

A fase da escova e chapinha
A fase da escova e chapinha com muita modelagem nas pontas pra disfarçar o ressecamento e volume das texturas

Nesse dia decidi que amava meu cabelo liso (e ainda amo) só com aquelas pontas não davam. Então decidi parar de alisar quimicamente e viver de escova e chapinha no começo ficou tudo bem. Só que teve uma hora que as pontas estavam absurdamente ralas e a raiz extremamente cheia e volumosa, então me rendi a escova redutora de volume (que de acordo com a cabelereira não alisava, alisou) para compensar, ainda fiz isso duas vezes, a última a exatamente um ano atrás.

Cansada do cabelo com dois volumes, CORTEI CHANEL e prometi que nunca mais colocaria nenhuma química transformadora de estrutura no cabelo. Isso mesmo! Comecei a transição de cabelo bem curtinho.

De chanel com escova e chapinha
De chanel com escova e chapinha

Passei mais de 8 meses fazendo escova e chapinha para superar essa tal fase, mas isso não deu certo, só atrasou minha transição porque como fazia uso excessivo do calor, minhas ondas que foram alisadas na chapinha não voltaram e se tão voltando é de jegue – bem devagarinho. Então não aconselho as meninas a fazerem isso, danifica excessivamente e ainda muda a textura, principalmente se você for ondulada, porque as ondas se desfazem mais rápidos que os cachos.

Em transição, na luta pela definição.
Em transição, na luta pela definição

Desde o início de ano, parei com a chapinha e isso vem me ajudando a definir as minhas ondinhas. Aumentei os cuidados que eu tenho com o cabelo, inseri mais hidratações e umectações capilares – a de coco e de rícino são minhas preferidas low poo, todas essas coisas estão transformando o meu cabelo principalmente a raiz, diminuindo muito o frizz, o que anda melhorando muito minha finalização específica para transição (CONFERE AQUI).

Agora nada melhora tanto meu cabelo (na transição) em termos de definição que um corte mensal, pois é… Estou cortando meu cabelo todo mês, nada tão absurdo, um

Tem felicidade na transição, sim, principalmente quando seu cabelo define.
Tem felicidade na transição, sim, principalmente quando seu cabelo define.

ou dois dedinhos, e isso já dar uma diferença grande. E meu corte é em camadas porque dar uma forçada na ondulação.

Lembrem-se, meninas, que a transição não é um monstro com muita paciência as coisas só melhoram. Pode ser, sim, uma fase complicada, mas também pode ser maravilhosa, porque é tempo de se descobrir, então meninas aproveitem para se descobrir e se aceitar, como eu fiz. Muita força, muito amor, muita auto-estima, muita curiosidade e aceitação pra quem tá nessa fase. Um cheiro!

18 comentários sobre “Como Está Sendo a Minha Temida Transição Capilar Ondulada?

  1. Eu tenho o cabelo cheeeeio de química e resolvi voltar ao natural. Faço escova para alisar e descoloração, meu cabelo natural é ondulado( tão lindo). Sua transação está me dando mais força para seguir em frente com a minha, já tinha decido cortar bem o cabelo, vou fazer isso logo.
    😘

    Curtir

Deixe um comentário

