No Poo: Desvendando os mistérios

No Poo: Desvendando os mistérios

Hello Gals,

Estou eu aqui, para desvendar essa técnica tão legal que é o NO POO.

No = não; Poo = espuma; Sem espuma

-Como surgiu?

Algumas pessoas começaram a questionar os ingredientes usados nos cosméticos, se tudo aquilo trazia algum benefício ao cabelo. Fizeram pesquisas, analisaram embalagens, e chegaram à conclusão que muitas coisas ali não era saudável ou mesmo nem fariam diferença se estivesse ausente. Foi então que essas pessoas resolveram abandonar o uso dos cosméticos industrializados e passaram a usar os naturais, feitos com produtos simples e muitas vezes em casa mesmo.

Porém a técnica passou a ser mais reconhecida quando Lorraine Massey escreveu o livro Curly Girl, vez que a técnica era muito benéfica aos caracóis. Foi quando, ela, uma simples cabelereira, desenvolveu a linha Deva Curl, especialmente desenvolvida para as técnicas No/Low Poo. Como os produtos fizeram enorme sucesso, parte da indústria cosmética aproveitou para se adaptar ao novo mercado que surgia, criando shampoo sem sulfatos, condicionadores e máscaras sem petrolatos e silicones.

– Afinal, o que é No Poo?

Como eu falei lá no ínicio do post: sem espuma. Pois bem, o que faz a espuma do s shampoos são os surfactantes (falei um pouco no post do Low), que são como detergentes de cozinha, e retiram toda a camada de óleo que protege nosso couro cabeludo e pele. O No Poo, consiste basicamente em não usar nenhum tipo de surfactantes.

– Aí você me pergunta, sem shampoo como vou lavar o cabelo?

Inicialmente, a forma de lavar os cabelos era usando uma mistura de bicarbonato, vinagre ou limão e água, e condicionar com vinagre, havia também quem usasse sabão natural feito somente pela saponificação (com óleos vegetais e soda caustica). Hoje a maioria das pessoas que fazem o No poo, aderiram à técnica do co-wash, que foi bastante difundida pelos produtos da Deva Curl.

– O que é Co-Wash?

Conditioner Wash, ou seja, lavar com condicionador. A maioria dos condicionadores possuem agentes de limpezas para complementar a lavagem do shampoo (isso não significa que pode fazer co-wash com qualquer condicionador), pensando nisso as pessoas que praticavam o No, analisaram alguns condicionadores e viram que poderiam usá-los para fazer uma limpeza e uma melhor hidratação que somente o bicarbonato.

Para fazer o co-wash, o condicionador não pode conter silicones insolúveis e petrolatos (os solúveis podem, mas não seria o ideal, já que os silicones podem entupir os poros do couro cabeludo).

Quando querem uma limpeza mais profunda, as pessoas batizam o co-wash com anfótero (cocamidopropyl betaine, que funciona como uma surfactante bem leve, extraído do coco) que consegue até mesmo diluir alguns silicones insolúveis em água.

Para usar o No ou o Low, tem que analisar os rótulos dos produtos para verificar se há proíbidos (sim, tem que gravar a tabelinha dos proibidos).

Como havia falado no post do Low, é bom aderir à técnica gradualmente para o cabelo não sofrer brutalmente com a adaptação.

Bem divas, acho que é isso, tentei ser o mais breve possível e ao mesmo tempo precisa. Qualquer dúvidas podem perguntar, estamos sempre dispostas a ajudar!

Xoxo

Por Marianne Gama

  • Não havia me apresentado: Sou Marianne, tenho 21 anos, adoro moda, beleza, maquiagem e tudo relacionado ao universo feminino. Sou estudante de Ciências Contábeis, sim totalmente o oposto do mundo mágico da beleza, mas também adoro essa profissão (dizem que as geminianas nunca se contentam com um único emprego). Estou MEIO ENROLADA e dividindo meu tempo com trabalho, estudos, blog, namorado, família e meu CabeLindo!
  • Instagram: @maripgama; Facebook: Marianne Gama

Referências

Tudo sobre No/Low Poo. (https://www.youtube.com/watch?v=IlH_uXmMAug&list=UUFvEpyZcVL027ONQ4dQPukQ)

Tudo o que você precisa saber sobre No e Low Poo (atualização) (https://www.youtube.com/watch?v=pjE11S30VKM&feature=youtu.be)

http://lar-natural.com.br/shampoo-caseiro-com-mel/

https://www.facebook.com/groups/no.low.iniciantes/

Anúncios

10 comentários sobre “No Poo: Desvendando os mistérios

      1. Eu usei o Oro Argan e particurlamente posso dizer que não gostei muito… Achei ele bem grossinho, tinha que usar mais produto e senti meu cabelo um pouco ressecado. É bom, mas não é muita maravilha, tem outros melhores, mas cada cabelo uma sentença. Se vc tem problemas de achar que faz pouca espuma, usa o Phitoervas, porque é mais fácil de encontrar e apesar de ser sem sulfato, ele faz espuma, além de ter um cheiro maravilhoso (só não te indicaria o de coco, pois li comentários que ele resseca um pouco).

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s