Low Poo: Sem neuras!

Low Poo: Sem neuras!

Olá enroladinhas, hoje vou explicar sobre a rotina Low Poo e como aderir sem ter neuras!

 Low= pouca; Poo= espuma; logo significa fazer pouca espuma.

 Sulfate Free_thumb[2]

Essa rotina é baseada no livro de Lorraine Massey, Curly Girl, que se refere ao não uso de algumas substâncias que comprometem a hidratação e a saúde dos cabelos e à técnicas diferenciadas para tratar os fios encaracolados.

O low poo é basicamente não fazer uso de surfactantes agressivos aos fios e evitar produtos que não podem ser retirados sem os mesmos. Os mais conhecidos surfactantes são o Sodium Lauryl Sulfate (LSS) e Sodium Laureth Sulfate, que estão presentes na maioria dos shampoos encontrados no mercado nacional.  Os sulfatos são responsáveis pela espuma e super limpeza, daí o nome low poo.

O problema de se usar sulfatos nos cabelos é que ele não retira somente o sebo, mas retira junto lipídeos e outras vitaminas essenciais para a saúde dos fios. Além disso, o LSS é um produto que pode causar alergias e a descamação do couro cabeludo. Os sulfatos também causam efeito rebote quando usado em excesso: ele retira todo o óleo do couro cabeludo e da pele, e o corpo fica sem essa camada de proteção, que acaba mandando uma mensagem ao cérebro para produzir mais sebo, fazendo com que cabelos e peles fiquem oleosos (o que pode causar até espinhas e cravos. Acredite, passei por isso).

 Para aderir à técnica deve-se abandonar também o uso de parafinas, óleos minerais e silicones insolúveis em água.  Essas substâncias, na verdade, de nada servem a não ser aumentar os rótulos dos produtos (mais trabalho… pra dar preguiça de ler). O que acontece é que esses petrolatos (derivados de petróleo) formam uma camada sobre o fio, a indústria cosmética diz que é proteção, pra selar a hidratação, mas na verdade, do mesmo jeito que ela sela para não sair água, ela sela pra não entrar. Funciona como uma maquiagem dos fios: por fora ficam com brilho, mas por dentro ficam sem nutrientes suficientes para se manterem saudáveis. Outra coisa importante é que para retirar esses derivados do cabelo os sulfatos devem ser usados, o que não ajuda, já que como eu disse anteriormente eles retiram toda a proteção natural do cabelo.

Inicialmente essa técnica foi dedicada aos caracóis, uma vez que os mesmos são mais secos que os lisos (questão de entender a estrutura: nos cabelos lisos o óleo percorre um caminho reto até as pontas, já nos cacheados ele têm que fazer curvas, não sendo suficiente pra chegar até o fim), porém é uma técnica que pode beneficiar todos os tipos de cabelos.

lowpoo

Eu sou adepta do low e gosto, porque não fico presa a muitos padrões como no No Poo (em breve post sobre ele) e consigo manter meus fios com o mínimo de dignidade (haha). Engana-se quem acha que é difícil e cara a manutenção. Pelo contrário, apesar dos shampoos serem um pouco mais caros, os cremes e máscaras compensam (temos o Yamasterol que não passa de cinco dinheirinhos).

 yamasterol

Uma coisa super importante é que se você pretende adotar essa rotina na sua vida, é bom adotá-la gradualmente, porque como tudo no mundo tem de haver a adaptação. Não vá achando que tirando os sulfatos seu cabelo vai ficar lindo da noite para o dia. Se não for gradual, o cabelo pode sofrer como se fosse uma pequena transição capilar (sim você leu direito: TRANSIÇÃO).  Troque primeiramente o uso dos petrolatos, e só depois de alguns meses retire os sulfatos para o cabelo não sentir bruscamente (eu passei por isso, e não foi legal…). O mais interessante é que usando o low, eu consegui descobrir como meu cabelo realmente é de verdade: MEIO ENROLADO!

Enfim, cada cabelo uma sentença, é raro conhecer meninas que não se adaptaram a técnica se usada corretamente. Mas se você usa ou pretende usar, conta pra gente nos comentários, ficaremos super satisfeitas em ajudar.

Referências de pesquisa:Grupo No/low Poo;Blog Cacheia

Post feito por Marianne Gama

17 comentários sobre “Low Poo: Sem neuras!

    1. Juliana, o fato do seu cabelo estar ressecado não seria o shampoo?! O meu eu sentia ele estranho, tipo na textura parecia mais grosso, e parecia um pouco oleoso, além de parecer sempre que estava suado. Não senti ressecamento, ao contrário, parecia bem oleoso. Só senti ressecamento quando usei o shampoo Johnson’s baby, porque além do pH irregular pra cabelos adultos, ele era muito grosso e não espalhava bem. Conta pra mim quais são os produtos que vc está usando, quem sabe eu já não tenha usado e posso te ajudar. Após um mês nessa “transição” de cosméticos, o cabelo já começa a mudar para melhor. Bjos no ❤

      Curtir

  1. Oii, Eu ainda não conhecia essa técnica, mas já gostei muito!
    Meu cabelo é “bagunçado”, como costumo dizer: nem liso mas com poucas ondas\cachos.
    Vou começar gradualmente a testar o low poo, quem sabe meu cabelo não se “descobre”? kkkkk
    Beijos

    Curtir

  2. oiee..bom começei agr a tecnica do low poo ..amei mt..pq ate algumas semanas atrás meu eu achava que meu caBelo era liso somente com algumas falhas(PARTES ENROLADAS) o que eu odiava..ai minha mãe foi me mostrar algumas fotos do meu cabelo quando criança e foi assim que descobri q era uma ONDULADA ..rs…meu cabelo ja passou por mt coisa e olha que eu so tenho 15 aninhos..rsrs…agr que to começando o low to vendo como meu cabelo realmente é …e to amando ele..e ele nem ta ainda aquela coca-cola toda ..mas to super feliz com ele..o que me da medo as vezes eh que ele eh mt fino e cheio..então ja viram neh se pegar Sol tufa muuito ..e ele anda mt ressecado..mas ja to usando os produtos direitinho e assim que ele crescer mais um pouco terei que corta-lo ..Já chorei horrores mas sei que é o melhor…A parte que será cortada realmente n tem mais jeito..então vamo meter a tesoura…rs…Mas graças a Deus conheci essa tecnica a tempo…e to amando…<3

    Curtir

Deixe um comentário

